Graduação em Pedagogia – Vera Cruz

© 2024 Vera Cruz
Associação Universitária Interamericana
CNPJ 60.552.551/0001-90

Tel.: 11 3024-5315 | 3024-5314
Horário de atendimento das 7h45 às 17h30

Graduação em Pedagogia

PROCESSO SELETIVO

Faça parte da turma 2025

Informações básicas

Sobre o curso

O curso de graduação em Pedagogia já inicia 2025 com um currículo novo e atualizado, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pela Resolução CNE/CP nº4, de 29 de maio de 2024.

O curso objetiva formar profissionais a partir de uma metodologia inovadora, com o currículo estruturado em módulos temáticos que, de forma interdisciplinar, favorecem a imersão na realidade da educação básica na atualidade brasileira. O curso está organizado para, desde o 1º ano, promover interações das e dos estudantes com o cotidiano escolar, incluindo estágios obrigatórios. As aulas são sempre dialogadas permitindo reflexões, análises e discussões sobre os fundamentos científicos e didáticos do campo educacional. As/os licenciandas/os participam de oficinas de reflexão sobre a prática, seminários, debates, saídas pedagógicas e projetos de extensão. Além da professora ou do professor responsável pela disciplina, há sempre convidadas e convidados que enriquecem os estudos e debates com palestras, rodas de conversas e compartilhamento de boas práticas.

Reconhecida por seu caráter vanguardista, nossa graduação habilita para todas as funções da profissão, com especial atenção à atuação da professora ou do professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental nas instituições escolares, bem como para a gestão escolar e coordenação pedagógica.

O Instituto contribuiu significativamente para trazer ao Brasil o conceito de didáticas específicas – a noção de que cada disciplina que compõe o currículo da Educação Básica possui princípios próprios que norteiam as melhores estratégias para ensiná-las.

Hoje, a tendência impacta a formação de professores por todo o país e segue tendo, no Instituto Vera Cruz, um local privilegiado de reflexão e aprimoramento, em todas as atividades acadêmicas, inclusive em seu Núcleo de Pesquisa e em convênios de colaboração com outros centros de referência, como a Universidade de La Plata, na Argentina.

O Instituto, para o curso de Pedagogia, mantém parcerias com instituições de educação básica para os estágios obrigatórios, tanto públicas quanto privadas. Uma dessas instituições é a Escola Jatobazinho-Acaia Pantanal que oferta às e aos estudantes da Pedagogia interessados a possibilidade de um período de quatro semanas de imersão na educação de crianças ribeirinhas da região pantaneira. Todas essas parcerias também favorecem a imersão das alunas e dos alunos em estágios remunerados.

Com 4 anos de duração, o curso é oferecido na modalidade presencial no período noturno (das 18h50 às 22h), com aulas presenciais quatro vezes por semana. Às sextas-feiras, as atividades são à distância, com aulas síncronas ou assíncronas. O curso é avaliado com nota 4 no Enade e está entre as melhores formações de Pedagogia de São Paulo.

Carga horária

3.200 horas de trabalho acadêmico, sendo que:

320 horas em atividades de extensão

880 horas de estudos de formação geral

1600 horas de estudos de conteúdos específicos da área de atuação

400 horas de estágios supervisionados

Duração

8 semestres

Dias e horários

Aulas presenciais em quatro noites da semana.

Disciplinas à distância: 20%, ou seja, uma noite na semana (sextas-feiras).

Horários das aulas presenciais: das 18h50 às 22h00

 

Mensalidade

R$ 980,00 (com reajustes em todo o início de ano letivo)

Temos um programa de bolsas com descontos. Clique aqui para saber mais.

PROCESSO SELETIVO

Faça parte da turma 2025

Proposta pedagógica

Dividida em 8 semestres, a graduação é estruturada pelos seguintes módulos:

Em todos os módulos, integram-se ainda outras disciplinas de estudos de formação geral, como Convivência ética e direitos humanos, Aprendizagem e desenvolvimento humano, Políticas Públicas em Educação. Além disso, há um conjunto de disciplinas com foco no conhecimento sobre a língua portuguesa, na leitura e na produção de textos.

A educação para as relações étnico-raciais, o atendimento à diversidade na perspectiva da escola inclusiva, a educação integral das e dos aprendizes são tomados como eixos do currículo do curso.

  • Infâncias e escola

    A prioridade deste módulo está no tratamento dos temas e desafios relacionados às infâncias, à escola, ao currículo e às relações raciais, de classe e de gênero na sociedade atual, promovendo debates a partir de abordagens das Ciências Humanas. Algumas das disciplinas que o integram são: História da Educação e Direitos da Criança, Infância: representação, experiências e contextos sociais, Escola e Currículo, Educação para as relações étnico-raciais.

    Este módulo contempla horas de estágios obrigatórios.

  • Arte, Cultura e Educação

    O foco deste módulo está nas especificidades das manifestações culturais e artísticas brasileiras no campo das artes visuais, da música, das artes do corpo e da cultura digital. As disciplinas que integram este módulo propõem uma reflexão crítica sobre a relação entre a arte, a cultura e a educação principalmente no âmbito escolar. São elas: Manifestações culturais e relações étnico-raciais no Brasil; Corpo, movimento e as artes do corpo; Práticas de ensino e a aprendizagem de música na escola; Práticas de ensino e a aprendizagem de artes visuais na escola e Cultura digital.

    Este módulo integra horas de atividades de extensão.

  • Currículo e práticas na Educação Infantil

    Dois módulos do curso focam, especificamente, neste segmento inicial da escolaridade. Abordamos as especificidades das instituições de Educação Infantil — creche e pré-escola —, seus modos de organização e rotinas, abrangendo os campos de experiência, conforme propostos na Base Nacional Comum Curricular: “O eu, o corpo e o nós”; “Corpo, gestos, movimentos”,  “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, “Traços, sons, cores e imagens”, “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

    Dentre as disciplinas que compõem estes dois módulos estão: Currículo na Educação Infantil; Avaliação e registros; Linguagem oral e escrita na Educação Infantil; História da Educação Infantil e Modelos Pedagógicos; Artes dramáticas, visuais e plásticas na Educação Infantil; Jogos e conhecimentos matemáticos e científicos na Educação Infantil; Saúde e qualidade de vida na educação infantil.

    Atividades de extensão e estágios obrigatórios integram também estes dois módulos.

  • Ciências Humanas e Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental

    Este módulo promove a discussão e a análise de práticas pedagógicas que integram as Ciências Humanas e as Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Propostas curriculares, sequências e projetos didáticos são analisados e produzidos, também a partir da metodologia de Estudo de Meio, promovendo abordagens interdisciplinares e o diálogo entre a escola e o território. Dentre as disciplinas do módulo, estão: Gestão pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental; Ciências Humanas nos anos iniciais do ensino fundamental; Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental e Estudo de Meio.

    O módulo contempla horas de atividades de extensão e de estágios obrigatórios.

  • Práticas de linguagem oral e escrita e Matemática no 1º e no 2º ano do ensino fundamental

    Neste módulo, as disciplinas focam as aprendizagens iniciais em língua e de matemática. São discutidos documentos oficiais, políticas públicas e fundamentos teóricos e didáticos, incluindo pesquisas recentes, que embasam o ensino da leitura, da escrita (neste contexto de alfabetização inicial) e da matemática nos anos iniciais, especialmente na perspectiva construtivista. Situações de sala de aula e documentos curriculares também são discutidos, analisados e elaborados para a apropriação dos conteúdos que precisam ser priorizados nestes anos da escolaridade e das formas de intervenção.

    Dentre as disciplinas do módulo estão: Matemática no 1º e no 2º ano do ensino fundamental; Linguagem oral e escrita no 1º e no 2º ano do ensino fundamental; Educação de Jovens e Adultos; Conhecimentos Matemáticos.

    Atividades de extensão e estágios obrigatórios integram também este módulo.

  • Práticas de linguagem oral e escrita e matemática no 3º, 4º e 5º do ensino fundamental

    Este módulo discute concepções didáticas, práticas e eixos curriculares, documentos oficiais e políticas públicas que envolvem essas duas áreas do conhecimento no trabalho com turmas de 3º a 5º ano do ensino fundamental. Tem-se como objetivo fomentar a compreensão da formação de leitores e de escritores nesta faixa etária. E, em matemática, tendo a resolução de problemas como pano de fundo, discutir as ideias das operações, aspectos que envolvem o sistema de numeração, o cálculo e os eixos, forma e espaço, além de tratamento da informação e medidas.

    Algumas das disciplinas deste módulo são: Matemática no 3º ao 5º ano; Linguagem oral e escrita no 3º ao 5º ano; Conhecimentos Matemáticos.

    O módulo conta com horas de atividades de extensão e de estágios obrigatórios.

  • Políticas públicas e gestão escolar

    As disciplinas deste módulo favorecem uma aproximação a aspectos da gestão escolar, incluindo o papel da diretora ou do diretor, políticas públicas, organização dos sistemas de ensino, aspectos da gestão do currículo e da formação dos professores na unidade. Elas preveem temas relativos ao paradigma da gestão democrática e seus desdobramentos, questões referentes aos direitos humanos, à inclusão,  à educação para as relações étnico-raciais e à profissionalidade docente.

    Dentre as disciplinas, estão Gestão Escolar; Profissionalidade Docente e Formação; Educação Inclusiva e Libras.

    O módulo contempla horas de estágio obrigatório.

Corpo docente

Clique nos nomes para conhecer os professores que integram o corpo docente do Instituto.

  • Profa. Ma. Andréa Luize

    Coordenadora e professora

  • Profa. Dra. Adriana de Melo Ramos

    Professora

  • Prof. Esp. Alexandre Figueira

    Professor

  • Profa. Esp. Cibele Nair Rosa Erdmann

    Professora

  • Profa. Dra. Cristina Aparecida Reis Figueira

    Professora

  • Profa. Ma. Érica de Faria Dutra

    Professora

  • Prof. Me. Fabio Bergamini

    Professor

  • Profa. Esp. Glaucia de Britto Alvares Affonso

    Professora

  • Prof. Me. José Carlos de Souza

    Professor

  • Profa. Dra. Karen Greif Amar

    Professora

  • Profa. Dra. Lilian Starobinas

    Professora

  • Prof. Me. Luiz Fernando Costa de Lourdes

    Professor

  • Profa. Dra. Maria Paula Vignola Zurawski

    Professora

  • Profa. Dra. Marisa Vasconcelos Ferreira

    Professora

  • Prof. Me. Paulo Roberto Cunha

    Professor

  • Profa. Ma. Priscila Monteiro

    Professora

  • Profa. Dra. Silvane Aparecida da Silva

    Professora

  • Profa. Ma. Thais Monteiro Ciardella

    Professora

PROCESSO SELETIVO

Faça parte da turma 2025

Inscrição

Acontece no Vera

Veja tudo o que acontece