PROCESSO SELETIVO
Faça parte da turma 2025
Informações básicas
Sobre o curso
O curso de graduação em Pedagogia já inicia 2025 com um currículo novo e atualizado, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pela Resolução CNE/CP nº4, de 29 de maio de 2024.
O curso objetiva formar profissionais a partir de uma metodologia inovadora, com o currículo estruturado em módulos temáticos que, de forma interdisciplinar, favorecem a imersão na realidade da educação básica na atualidade brasileira. O curso está organizado para, desde o 1º ano, promover interações das e dos estudantes com o cotidiano escolar, incluindo estágios obrigatórios. As aulas são sempre dialogadas permitindo reflexões, análises e discussões sobre os fundamentos científicos e didáticos do campo educacional. As/os licenciandas/os participam de oficinas de reflexão sobre a prática, seminários, debates, saídas pedagógicas e projetos de extensão. Além da professora ou do professor responsável pela disciplina, há sempre convidadas e convidados que enriquecem os estudos e debates com palestras, rodas de conversas e compartilhamento de boas práticas.
Reconhecida por seu caráter vanguardista, nossa graduação habilita para todas as funções da profissão, com especial atenção à atuação da professora ou do professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental nas instituições escolares, bem como para a gestão escolar e coordenação pedagógica.
O Instituto contribuiu significativamente para trazer ao Brasil o conceito de didáticas específicas – a noção de que cada disciplina que compõe o currículo da Educação Básica possui princípios próprios que norteiam as melhores estratégias para ensiná-las.
Hoje, a tendência impacta a formação de professores por todo o país e segue tendo, no Instituto Vera Cruz, um local privilegiado de reflexão e aprimoramento, em todas as atividades acadêmicas, inclusive em seu Núcleo de Pesquisa e em convênios de colaboração com outros centros de referência, como a Universidade de La Plata, na Argentina.
O Instituto, para o curso de Pedagogia, mantém parcerias com instituições de educação básica para os estágios obrigatórios, tanto públicas quanto privadas. Uma dessas instituições é a Escola Jatobazinho-Acaia Pantanal que oferta às e aos estudantes da Pedagogia interessados a possibilidade de um período de quatro semanas de imersão na educação de crianças ribeirinhas da região pantaneira. Todas essas parcerias também favorecem a imersão das alunas e dos alunos em estágios remunerados.
Com 4 anos de duração, o curso é oferecido na modalidade presencial no período noturno (das 18h50 às 22h), com aulas presenciais quatro vezes por semana. Às sextas-feiras, as atividades são à distância, com aulas síncronas ou assíncronas. O curso é avaliado com nota 4 no Enade e está entre as melhores formações de Pedagogia de São Paulo.
Carga horária
3.200 horas de trabalho acadêmico, sendo que:
320 horas em atividades de extensão
880 horas de estudos de formação geral
1600 horas de estudos de conteúdos específicos da área de atuação
400 horas de estágios supervisionados
Duração
8 semestres
Dias e horários
Aulas presenciais em quatro noites da semana.
Disciplinas à distância: 20%, ou seja, uma noite na semana (sextas-feiras).
Horários das aulas presenciais: das 18h50 às 22h00
Mensalidade
R$ 980,00 (com reajustes em todo o início de ano letivo)
Temos um programa de bolsas com descontos. Clique aqui para saber mais.
PROCESSO SELETIVO
Faça parte da turma 2025
Proposta pedagógica
Dividida em 8 semestres, a graduação é estruturada pelos seguintes módulos:
Em todos os módulos, integram-se ainda outras disciplinas de estudos de formação geral, como Convivência ética e direitos humanos, Aprendizagem e desenvolvimento humano, Políticas Públicas em Educação. Além disso, há um conjunto de disciplinas com foco no conhecimento sobre a língua portuguesa, na leitura e na produção de textos.
A educação para as relações étnico-raciais, o atendimento à diversidade na perspectiva da escola inclusiva, a educação integral das e dos aprendizes são tomados como eixos do currículo do curso.
-
Infâncias e escola
A prioridade deste módulo está no tratamento dos temas e desafios relacionados às infâncias, à escola, ao currículo e às relações raciais, de classe e de gênero na sociedade atual, promovendo debates a partir de abordagens das Ciências Humanas. Algumas das disciplinas que o integram são: História da Educação e Direitos da Criança, Infância: representação, experiências e contextos sociais, Escola e Currículo, Educação para as relações étnico-raciais.
Este módulo contempla horas de estágios obrigatórios.
-
Arte, Cultura e Educação
O foco deste módulo está nas especificidades das manifestações culturais e artísticas brasileiras no campo das artes visuais, da música, das artes do corpo e da cultura digital. As disciplinas que integram este módulo propõem uma reflexão crítica sobre a relação entre a arte, a cultura e a educação principalmente no âmbito escolar. São elas: Manifestações culturais e relações étnico-raciais no Brasil; Corpo, movimento e as artes do corpo; Práticas de ensino e a aprendizagem de música na escola; Práticas de ensino e a aprendizagem de artes visuais na escola e Cultura digital.
Este módulo integra horas de atividades de extensão.
-
Currículo e práticas na Educação Infantil
Dois módulos do curso focam, especificamente, neste segmento inicial da escolaridade. Abordamos as especificidades das instituições de Educação Infantil — creche e pré-escola —, seus modos de organização e rotinas, abrangendo os campos de experiência, conforme propostos na Base Nacional Comum Curricular: “O eu, o corpo e o nós”; “Corpo, gestos, movimentos”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, “Traços, sons, cores e imagens”, “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
Dentre as disciplinas que compõem estes dois módulos estão: Currículo na Educação Infantil; Avaliação e registros; Linguagem oral e escrita na Educação Infantil; História da Educação Infantil e Modelos Pedagógicos; Artes dramáticas, visuais e plásticas na Educação Infantil; Jogos e conhecimentos matemáticos e científicos na Educação Infantil; Saúde e qualidade de vida na educação infantil.
Atividades de extensão e estágios obrigatórios integram também estes dois módulos.
-
Ciências Humanas e Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental
Este módulo promove a discussão e a análise de práticas pedagógicas que integram as Ciências Humanas e as Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Propostas curriculares, sequências e projetos didáticos são analisados e produzidos, também a partir da metodologia de Estudo de Meio, promovendo abordagens interdisciplinares e o diálogo entre a escola e o território. Dentre as disciplinas do módulo, estão: Gestão pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental; Ciências Humanas nos anos iniciais do ensino fundamental; Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental e Estudo de Meio.
O módulo contempla horas de atividades de extensão e de estágios obrigatórios.
-
Práticas de linguagem oral e escrita e Matemática no 1º e no 2º ano do ensino fundamental
Neste módulo, as disciplinas focam as aprendizagens iniciais em língua e de matemática. São discutidos documentos oficiais, políticas públicas e fundamentos teóricos e didáticos, incluindo pesquisas recentes, que embasam o ensino da leitura, da escrita (neste contexto de alfabetização inicial) e da matemática nos anos iniciais, especialmente na perspectiva construtivista. Situações de sala de aula e documentos curriculares também são discutidos, analisados e elaborados para a apropriação dos conteúdos que precisam ser priorizados nestes anos da escolaridade e das formas de intervenção.
Dentre as disciplinas do módulo estão: Matemática no 1º e no 2º ano do ensino fundamental; Linguagem oral e escrita no 1º e no 2º ano do ensino fundamental; Educação de Jovens e Adultos; Conhecimentos Matemáticos.
Atividades de extensão e estágios obrigatórios integram também este módulo.
-
Práticas de linguagem oral e escrita e matemática no 3º, 4º e 5º do ensino fundamental
Este módulo discute concepções didáticas, práticas e eixos curriculares, documentos oficiais e políticas públicas que envolvem essas duas áreas do conhecimento no trabalho com turmas de 3º a 5º ano do ensino fundamental. Tem-se como objetivo fomentar a compreensão da formação de leitores e de escritores nesta faixa etária. E, em matemática, tendo a resolução de problemas como pano de fundo, discutir as ideias das operações, aspectos que envolvem o sistema de numeração, o cálculo e os eixos, forma e espaço, além de tratamento da informação e medidas.
Algumas das disciplinas deste módulo são: Matemática no 3º ao 5º ano; Linguagem oral e escrita no 3º ao 5º ano; Conhecimentos Matemáticos.
O módulo conta com horas de atividades de extensão e de estágios obrigatórios.
-
Políticas públicas e gestão escolar
As disciplinas deste módulo favorecem uma aproximação a aspectos da gestão escolar, incluindo o papel da diretora ou do diretor, políticas públicas, organização dos sistemas de ensino, aspectos da gestão do currículo e da formação dos professores na unidade. Elas preveem temas relativos ao paradigma da gestão democrática e seus desdobramentos, questões referentes aos direitos humanos, à inclusão, à educação para as relações étnico-raciais e à profissionalidade docente.
Dentre as disciplinas, estão Gestão Escolar; Profissionalidade Docente e Formação; Educação Inclusiva e Libras.
O módulo contempla horas de estágio obrigatório.
Atuação profissional
A prioridade do curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz é a formação de professoras e professores que atuem na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Sua atuação também pode ocorrer na gestão pedagógica, como diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino nas redes públicas, bem como na rede privada.
Essa atuação pode se estender a outros espaços não escolares, tais como: hospitais, centros culturais, equipamentos comunitários, educação corporativa etc.
Quem são os pedagogos e pedagogas que queremos formar?
O Instituto Vera Cruz tem como objetivo formar profissionais reflexivos em relação aos desafios inerentes à sua prática, naquilo que é cerne de sua atividade; críticos, em relação à própria vivência profissional, ao buscarem alternativas metodológicas e conceituais que ampliem as possibilidades de um trabalho educacional dinâmico e em constante transformação; e criativos, na forma como dialogam com o conhecimento teórico, com o repertório de práticas e experiências educacionais, de modo a analisarem e avaliarem as práticas em curso e proporem, se necessário, percursos alternativos.
Em consideração ao artigo 10º da Resolução CNP/CP nº 4, de 29 de maio de 2024, o/a egresso/a do curso de Pedagogia deverá estar apto/a a:
I – demonstrar conhecimento e compreensão da organização epistemológica dos conceitos, das ideias-chave, da estrutura da(s) área(s) e componentes curriculares para os quais está sendo habilitado para o exercício da docência;
II – compreender criticamente os marcos normativos que fundamentam a organização curricular de cada uma das etapas e modalidades da Educação Básica e, em particular, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e da Base Nacional Comum Curricular;
III – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária e de relações democráticas na escola;
IV – reconhecer os contextos sociais, culturais, econômicos e políticos das escolas em que atua e, também os contextos de vidas dos estudantes, propiciando assim, aprendizagens efetivas;
V – identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir, por meio do acesso ao conhecimento, para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
VI – compreender como as ideias filosóficas e as realidades e contextos históricos influenciam a organização dos sistemas de ensino, das instituições de Educação Básica e das práticas educacionais;
VII – demonstrar conhecimento sobre o uso da linguagem e do pensamento lógico matemático no desenvolvimento do conteúdo específico de ensino;
VIII – demonstrar conhecimento sobre diferentes formas de apresentar os conteúdos dos componentes e das áreas curriculares para os quais está habilitado à docência, utilizando esse conhecimento para selecionar recursos de ensino adequados que contemplem o acesso ao conhecimento para um grupo diverso de estudantes;
IX – aplicar estratégias de ensino e atividades didáticas diferenciadas que promovam a aprendizagem dos estudantes, incluindo aqueles que compõem a população atendida pela Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, e levando em conta seus diversos contextos culturais, socioeconômicos e linguísticos;
X – estruturar ações pedagógicas e ambientes educativos que promovam a aprendizagem dos estudantes a respeito:
- das relações étnico-raciais estabelecidas na sociedade brasileira no presente e no passado e que garantam a apropriação dos conhecimentos relativos à história e cultura africana, afrobrasileira e dos povos originários do Brasil, bem como de valores e atitudes orientados a desconstruir e combater todas as expressões do racismo, com a devida valorização da diversidade cultural e étnico-racial brasileiras;
- e b) das múltiplas formas de participação e atuação das mulheres na sociedade brasileira, no passado e no presente, bem como de conhecimentos, valores e atitudes orientados à prevenção e combate a todas as formas de violência contra a mulher.
XI – construir ambientes de aprendizagens que incentivem os estudantes a solucionar problemas, tomar decisões, aprender durante toda a vida e colaborar para uma sociedade em constante mudança;
XII – planejar e organizar suas aulas de modo que se otimize a relação entre tempo, espaço e objetos do conhecimento, considerando as características dos estudantes e os contextos de atuação dos profissionais do magistério da educação escolar básica;
XIII – recontextualizar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias digitais de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
XIV – conhecer e utilizar os diferentes tipos de avaliação educacional, bem como os limites e potencialidades de cada instrumento para dar devolutivas que apoiem o estudante na construção de sua autonomia como aprendiz e replanejar suas práticas de ensino de modo a assegurar que as dificuldades identificadas nas avaliações sejam superadas por meio de sua atuação profissional em suas aulas;
XV – reconhecer e utilizar em sua prática as evidências científicas advindas de diferentes áreas de conhecimento, atualizadas e aplicáveis aos ambientes de ensino onde atua profissionalmente, de forma que possa favorecer os processos de ensino e aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes;
XVI – demonstrar conhecimento sobre o desenvolvimento físico, socioemocional e intelectual dos estudantes das etapas da Educação Básica para as quais está habilitado a atuar, utilizando esses saberes para:
- a) construir compreensão quanto ao perfil dos estudantes com os quais atua; e
- b) para selecionar estratégias de ensino adequadas e levantar hipóteses sobre como determinadas características presentes em seu grupo de estudantes potencialmente podem afetar a aprendizagem e assim, tomar decisões pedagógicas mais adequadas;
XVII – demonstrar conhecimento sobre os mecanismos pelos quais crianças, jovens e adultos aprendem, utilizando esse conhecimento para:
- planejar as ações de ensino;
- e b) selecionar estratégias pedagógicas e recursos que sejam adequados à etapa da Educação Básica a qual seus alunos pertencem;
XVIII – manter comunicação e interação com as famílias para estabelecer parcerias e colaboração com a instituição de Educação Básica, de modo que favoreça a aprendizagem dos estudantes e o seu pleno desenvolvimento;
XIX – dominar conhecimentos relativos à gestão das escolas de Educação Básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação da proposta pedagógica; (não menciona sobre atuar na gestão, como na Res. 2015)
e XX – demonstrar conhecimento e, sempre que possível, colaborar com o desenvolvimento de pesquisas científicas no campo educacional de maneira a refletir sobre sua própria prática docente e aplicar tal conhecimento em sua prática.
Corpo docente
Clique nos nomes para conhecer os professores que integram o corpo docente do Instituto.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profa. Dra. Karen Greif Amar
Professora
-
-
Prof. Me. Luiz Fernando Costa de Lourdes
Professor
-
-
-
-
-
-
PROCESSO SELETIVO
Faça parte da turma 2025