Informações básicas
Sobre o curso
O curso de graduação em Pedagogia segue uma metodologia inovadora, com módulos temáticos que favorecem a imersão na realidade da educação básica na atualidade brasileira. O curso está organizado para, desde o 1º módulo, promover imersões nas questões do cotidiano escolar. Além das aulas teóricas, que abrangem os fundamentos científicos, o estudante participa de oficinas de reflexão sobre a prática, seminários, debates, práticas de leitura e escrita e estágios supervisionados.
Reconhecida por seu caráter vanguardista, nossa graduação habilita para todas as funções da profissão, com especial atenção à atuação em sala de aula. Foi o Instituto que trouxe ao Brasil o conceito de didáticas específicas – a noção de que cada disciplina que compõe o currículo da Educação Básica possui princípios próprios que norteiam as melhores estratégias para ensiná-las.
Hoje, a tendência impacta a formação de professores por todo o país e segue tendo, no Instituto Vera Cruz, um local privilegiado de reflexão e aprimoramento, tanto em seu Núcleo de Pesquisa quanto nos convênios de colaboração com outros centros de referência, como a Universidade de La Plata, na Argentina.
Com 4 anos de duração, o curso é oferecido na modalidade presencial no período noturno (das 18h30 às 22h), com aulas presenciais quatro vezes por semana. Às terças-feiras, as atividades são à distância. O curso é avaliado com nota 4 no Enade e está entre as melhores formações de Pedagogia de São Paulo.
![](https://site.veracruz.edu.br/wp-content/uploads/2020/10/blank.png)
Carga horária
3.356 horas de trabalho acadêmico, sendo que:
335 horas em atividades de extensão
400 horas de prática
400 horas de estágios supervisionados
Duração
8 semestres
Dias e horários
Aulas presenciais em quatro noites da semana.
Disciplinas à distância: 20%, ou seja, uma noite na semana.
Horários das aulas presenciais: das 18h30 às 22h00
Mensalidade
R$ 960,00 (com reajustes em todo o início de ano letivo)
Temos um programa de bolsas com descontos. Clique aqui para saber mais.
Processo seletivo
As inscrições para a turma 2024 estão encerradas.
Proposta pedagógica
Dividida em 8 semestres, a graduação em Pedagogia do Instituto é composta pelos seguintes módulos:
-
Infância
A prioridade são temas e desafios relacionados à infância na sociedade atual.
As disciplinas abrangem estudos sobre a infância a partir de aspectos da produção das culturas infantis e de contextos de desenvolvimento e de aprendizagem, de acordo com uma perspectiva histórica e a realidade contemporânea.
Objetivos: favorecer e ampliar o olhar dos estudantes do curso para as especificidades da/s infância/s, em seus distintos momentos, superando determinismos de diferentes naturezas.
Disciplinas presenciais:
– História da Educação e Direitos da Criança
– Aprendizagem e desenvolvimento humano
– Infância: representação, experiências e contextos sociais
– Introdução à escrita acadêmica
– Análise de interação de criançasDisciplinas à distância:
– Leitura, análise e interpretação de textos acadêmicos
– Subjetividade na contemporaneidade -
Arte, Cultura e Educação
Neste módulo, observamos, entre outros aspectos, as especificidades das manifestações culturais brasileiras no campo das Artes Visuais, da Música, e da Cultura Digital.
As disciplinas deste módulo propõem uma reflexão crítica sobre a relação entre a arte, a cultura e a educação. Elas apresentam e discutem as diversas linguagens artísticas, suas formas de expressão e presença nos currículos da Educação Básica. Aqui, tratamos das características das linguagens artísticas a partir de uma perspectiva histórico-social e sua relação com a escola; as teorias mais importantes do ensino de arte; e consideramos a experiência estética dos estudantes em dinâmicas de apreciação crítica e de produções. Este módulo também trata do conceito de cultura, suas transformações e a influência das manifestações artísticas na infância, das expressões culturais contemporâneas em contextos rurais e urbanos e das discussões sobre inclusão, gênero, raças e etnias, dentre outras.
Objetivos: estimular o respeito e a valorização da diversidade no campo da arte e das manifestações culturais brasileiras; reconhecer criticamente a importância das tecnologias e aproximar a educação e a cultura digital, como agentes interculturais, consumidores e produtores; aprofundar o estudo de temas relativos a uma cultura específica para tomar decisões didáticas que fomentam a apreciação crítica; e favorecer novas aprendizagens sobre diferentes linguagens artísticas.
Disciplinas presenciais:
– Manifestações culturais e relações étnico-raciais no Brasil
– Corpo, movimento e as artes do corpo
– Práticas de ensino e de aprendizagem de música na escola
– Práticas de ensino e de aprendizagem de artes visuais na escolaDisciplinas à distância:
– Cultura digital -
Educação Infantil: creche e pré-escola
O módulo tem como foco as especificidades das instituições de Educação Infantil, seus modos de organização e rotinas, e como contemplar as formas próprias de aprendizagem das crianças nessa faixa etária.
A concepção contemporânea da Educação e do cuidado de crianças de 0 a 5 anos dá suporte para estudos e discussões ao longo desse módulo. Abordamos as especificidades das instituições de Educação Infantil — creche e pré-escola —, seus modos de organização e rotinas, abrangendo os campos de experiência, conforme propostos na Base Nacional Comum Curricular:
“o eu, o outro e nós”
“corpo, gestos e movimentos”
“escuta, fala, pensamento e imaginação”
“traços, sons, cores e imagens”
“espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”Objetivos: aprender a tomar decisões didáticas e educacionais considerando as singularidades da faixa etária dos estudantes; valorizar as culturas das infâncias, tomando a criança como sujeito atuante em seu processo de construção de conhecimentos; e reconhecer a importância de integrar práticas de cuidado e de educação.
Disciplinas presenciais:
– Percursos investigativos na Educação Infantil: natureza e sociedade
– Percursos investigativos na Educação Infantil: números e espaços
– Linguagem oral e escrita na Educação Infantil
– Percursos criativos na Educação Infantil
– Oficinas de tematização dos estágios e práticas na Educação Infantil
– Saúde e qualidade de vida na Educação InfantilDisciplinas à distância:
– Currículo e Gestão Pedagógica na Educação Infantil
– A criança no contexto da Educação Infantil -
Ensino Fundamental: Ciências Humanas e Ciências da Natureza
Neste módulo, nos concentramos na discussão e análise de práticas pedagógicas que articulam as duas áreas.
Dentre as atividades, analisamos o trabalho com as Ciências Humanas e da Natureza nos anos iniciais do ensino Fundamental ; tematizamos situações da prática escolar e maneiras de estruturar o trabalho, em especial a elaboração de projetos didáticos; observamos os processos de aprendizagem e as particularidades da leitura e produção de textos ligados a temas atuais, trabalhando com propostas curriculares e fundamentos teóricos; e discutimos e analisamos práticas pedagógicas que articulam as duas áreas, dentre elas, os estudos do meio.
Objetivos: compreender os processos de aprendizagem em Ciências Humanas e da Natureza e o valor desses campos de conhecimento para a formação dos estudantes; e aprofundar-se em temas, conteúdos e formas de abordá-los (projetos, sequências), considerando os enfoques didáticos eleitos.
Disciplinas presenciais:
– Gestão pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental
– Ciências Humanas nos anos iniciais do ensino fundamental
– Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental
– Oficina de tematização dos estágios e práticas em Ciências Humanas
– Oficina de tematização dos estágios e práticas em Ciências da NaturezaDisciplinas à distância:
– Estudo de meio: Ciências Humanas e Ciências da Natureza
– Gêneros acadêmicos: resenha crítica literária
-
Ensino Fundamental: alfabetização Inicial
Neste módulo, as disciplinas focam as aprendizagens iniciais em língua escrita e matemática.
Com prioridade nos anos finais de Educação Infantil e nos dois anos iniciais do Ensino Fundamental, tematizamos estudos teóricos, incluindo pesquisas recentes, que embasam distintas perspectivas de ensino da leitura, da escrita e da matemática nos anos iniciais. Situações de sala de aula e documentos curriculares também são discutidos, analisados e elaborados para a apropriação dos conteúdos que precisam ser priorizados e das formas de intervenção. Também estudamos documentos oficiais atrelados a programas e políticas públicas e o uso de ferramentas tecnológicas que potencializam as aprendizagens iniciais.
Objetivos: dominar um conjunto de princípios didáticos que permite a tomada de decisões sobre o planejamento, o encaminhamento e a avaliação de propostas didáticas que favorecem novas aprendizagens no campo da alfabetização em língua escrita e em matemática; conhecer os processos de aprendizagem trilhados pelas crianças, tanto em relação à apropriação da escrita alfabética quanto à construção do conceito de número, do sistema de numeração e contagem; e compreender o papel do docente na potencialização de avanços, incluindo o uso das tecnologias.
Disciplinas presenciais:
– Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (1º e 2º ano)
– Linguagem oral e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental (1º e 2º ano)
– A entrevista: espaço de interlocução e disseminação de ideias
– Oficina de tematização dos estágios e práticas em alfabetização inicial: Matemática
– Oficina de tematização dos estágios e prática em alfabetização inicial: linguagem oral e escrita
Disciplinas à distância:
– Modalidades organizativas em linguagem oral e escrita
– Conhecimentos matemáticos I
-
Ensino Fundamental: práticas de linguagem e Matemática
As disciplinas deste módulo têm como propósito discutir concepções didáticas, eixos e conteúdos que envolvem essas duas áreas, no trabalho com turmas de 3º a 5º ano do Ensino Fundamental.
Neste módulo, temo a oportunidade de discutir textos de fundamentação teórica para entender as demandas e desafios atuais da formação escolar de leitores e de escritores, especialmente os de 8 a 10 anos. Em relação à Matemática, com a resolução de problemas como pano de fundo e textos teóricos como aporte, discutimos as ideias das operações (campos conceituais), os aspectos que envolvem o sistema de numeração, o cálculo e os eixos forma e espaço, além do tratamento da informação e das medidas. Nas disciplinas deste módulo, apresentamos e debatemos programas e políticas públicas, bem como ferramentas tecnológicas que favorecem a construção de conhecimentos.
Objetivos: ampliar o olhar sobre os processos de aprendizagem e as especificidades dessas duas áreas de conhecimento, assim como suas respectivas abordagens didáticas, para tomar decisões em sala de aula que envolvam o planejamento, o encaminhamento e a avaliação de situações que geram novas aprendizagens.
Disciplinas presenciais:
– Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (3º a 5º ano)
I
– Linguagem oral e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental (3º a 5º ano)
– Leitura e leitores na escola
– Oficina de tematização dos estágios e práticas em Matemática
– Oficina de tematização dos estágios e prática em linguagem oral e escritaDisciplinas à distância:
– Leitura e escrita em contexto digital
– Conhecimentos matemáticos II -
Gestão escolar e políticas públicas
Este módulo tem como foco os estudos que envolvem a gestão escolar e o trabalho de caráter educacional a ser realizado com os estudantes, envolvendo a convivência ética e a construção da moralidade.
As disciplinas deste módulo abarcam diferentes âmbitos da gestão escolar, incluindo aspectos relativos às políticas públicas, organização dos sistemas de ensino, aspectos da gestão do currículo e da formação dos professores na unidade. Elas preveem temas relativos ao paradigma da gestão democrática e seus desdobramentos, questões referentes aos direitos humanos, à inclusão, à participação, à gestão das relações no espaço educativo e à profissionalidade docente. Além disso, discutimos competências ligadas à gestão — os papéis do diretor escolar, do coordenador pedagógico e do supervisor de ensino.
Objetivos: ampliar o olhar sobre a gestão da sala de aula — com base no tempo, no espaço e nos materiais, bem como na singularidade do grupo de estudantes; valorizar a diversidade e a peculiaridade inerentes a cada ser humano, gerindo as relações interpessoais, o trabalho em equipe e junto à comunidade escolar; atuar de forma consistente na elaboração, na implementação, na coordenação, no acompanhamento e na avaliação do projeto político pedagógico da unidade de ensino; e gerir democraticamente uma equipe de professores.
Disciplinas presenciais:
– Gestão escolar e qualidade da educação
– Coordenação pedagógica e formação docente
– Políticas públicas em educação
– Oficina de tematização dos estágios e prática em gestão
– Gêneros acadêmicos: o artigo de opiniãoDisciplinas à distância:
– Projeto político-pedagógico: autonomia, participação e comunidade
– O ensaio acadêmico e os procedimentos básicos de referência acadêmica -
Território educativo
Neste módulo, discutimos a formação mais ampla das crianças, conectando a escola com a vida da comunidade.
As disciplinas deste módulo discutem a presença e o papel da escola na contemporaneidade e sua relação com a diversidade, a inclusão e a convivência ética, dentre outras, além de focarem no conceito de território educativo, que considera espaços e vivências da criança além dos muros da instituição. Discutimos a formação mais ampla das crianças, conectando a escola com a vida da comunidade e reconhecendo a importância de constituir, com outros equipamentos comunitários, o projeto de educação das crianças, adolescentes, jovens e adultos. Nesse sentido, é importante discutir e entender como a estruturação do currículo contribui para as tantas aprendizagens das crianças, assumindo a instituição escolar como protagonista no movimento de articulação e construção coletiva de um projeto pedagógico local.
Objetivos: estabelecer múltiplas relações sobre os diferentes níveis de concretização curricular; valorizar a diversidade, em todas as suas instâncias, usando-a a favor dos processos de ensino e de aprendizagem; contribuir para a formação das crianças como sujeitos éticos e responsáveis; e compreender o papel da escola contemporânea, em suas relações institucionais e comunitárias.
Disciplinas presenciais:
– Educação inclusiva
– Convivência ética, construção de valores e direitos humanos
– Libras
– Escola e currículoDisciplinas à distância:
– Escola e interculturalidade
– Educação em espaços não escolares
Revista
Veras
Veras é um periódico acadêmico do Instituto Vera Cruz para publicação de estudos no campo da educação, resultantes de investigações e análises de fenômenos educacionais relevantes nessa área do conhecimento. De periodicidade semestral, Veras não se restringe a um segmento específico de seu campo. Todos os níveis de ensino, assim como todos os aspectos que envolvem o ensino e a aprendizagem, podem ser contemplados, com reflexões que contribuam para uma ampla e diversificada abordagem dos temas que envolvem a educação no mundo contemporâneo. Veras está aberta a todos os autores que quiserem participar da discussão e da análise da educação na atualidade. Para acessar todas as edições da Revista Veras ou fazer a submissão de seu artigo, clique aqui.
![](https://site.veracruz.edu.br/wp-content/uploads/2020/10/currigulo-gradua.jpg)
Eixos de integração curricular
Ao longo dos módulos, propomos um conjunto de atividades de naturezas diversas em consonância com as disciplinas, considerando quatro eixos de integração:
1) Oficinas de tematização dos estágios e das práticas
2) Práticas de leitura e escrita
3) Tecnologias no contexto educacional
Para conhecer melhor os eixos de integração curricular, leia aqui.
Estágios supervisionados
Os estágios iniciam-se no 2º ano do curso. São atividades práticas, realizadas prioritariamente em escolas públicas e particulares, vinculadas às faixas etárias de cada segmento, sempre sob supervisão de um docente. A distribuição das horas de estágios na grade curricular considera os focos e segmentos de cada módulo temático. Leia mais aqui.
Atuação profissional
A prioridade do curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz é a formação de professoras e professores que atuem na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Sua atuação também pode ocorrer na gestão pedagógica, como diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino nas redes públicas, bem como na rede privada.
Essa atuação pode se estender a outros espaços não escolares, tais como: hospitais, centros culturais, equipamentos comunitários, educação corporativa etc.
Quem são os pedagogos e pedagogas que queremos formar?
O Instituto Vera Cruz tem como objetivo formar profissionais reflexivos em relação aos desafios inerentes à sua prática, naquilo que é cerne de sua atividade; críticos, em relação à própria vivência profissional, ao buscarem alternativas metodológicas e conceituais que ampliem as possibilidades de um trabalho educacional dinâmico e em constante transformação; e criativos, na forma como dialogam com o conhecimento teórico, com o repertório de práticas e experiências educacionais, de modo a analisarem e avaliarem as práticas em curso e proporem, se necessário, percursos alternativos.
Em consideração ao artigo 8º da Resolução CNP/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, o/a egresso/a do curso de Pedagogia deverá estar apto/a a:
I. atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II. compreender o seu papel na formação dos estudantes da Educação Básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
III. promover a aprendizagem e o desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, nas etapas e modalidades de Educação Básica;
IV. dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
V. relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
VI. promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
VII. identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
VIII. demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, dentre outras;
IX. atuar na gestão e organização das instituições de Educação Básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;
X. participar da gestão das instituições de Educação Básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XI. realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;
XII. utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos;
XIII. estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.
Parágrafo único. Os professores indígenas e aqueles que venham a atuar em escolas indígenas, professores da educação escolar do campo e da educação escolar quilombola, dada a particularidade das populações com que trabalham e da situação em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão ainda:
I. promover diálogo entre a comunidade em quem atuam e os outros grupos sociais sobre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprios da cultura local;
II. atuar como agentes interculturais para a valorização e o estudo de temas específicos relevantes.
Corpo docente
Clique nos nomes para conhecer os professores que integram o corpo docente do Instituto.
-
-
-
-
-
Karen Greif Amar
Professora
-
-
Marly Barbosa
Professora
-
-
Processo seletivo
As inscrições para a turma 2024 estão encerradas.